sábado, 8 de agosto de 2015

Postagem de abertura

Boa noite!

É com imenso prazer que anuncio o abertura de meu primeiro blog. Sempre imaginei um espaço onde posso expor minhas ideias e pensamentos a respeito da realidade atual. Esse blog não é um monólogo. Pra mim é extremamente importante que vocês possam comentar e dar suas opiniões sobre o assunto discutido, o andamento do blog, o teor das postagens, além de críticas e elogios, que serão sempre bem vindos.

Sobre mim:

Sou Licenciado em Geografia e atualmente leciono Geografia e História para alunos do Ensino Fundamental II. Já atuei em escolas estaduais de São Paulo, mas no momento estou fixo apenas em uma unidade escolar da rede particular de ensino. Tenho projetos futuros como, por exemplo, o ingresso no mestrado e a atuação no ensino superior.

Sobre o blog

Como professor, eu entendo que devemos formar cidadãos para a autonomia e independência intelectual e ideológica. O que eu espero do meu aluno é que ele saiba interpretar a realidade que o cerca, que saiba filtrar as informações que no mundo atual são intermináveis, além de obter todas as habilidades e competências necessárias para se encontrar na vida atual.

Sou um ávido crítico da educação atual, tanto em sua metodologia, quanto em sua prática. Combato firmemente o tradicionalismo puro nas escolas e a educação voltada exclusivamente para formar trabalhadores mecânicos, que agem de forma automatizada e não questionam a realidade presente. Acredito na educação que valorize o conhecimento pelo conhecimento. A sabedoria e a experiência devem estar acima de qualquer valor pragmático. 

Esse blog também foi criado para contribuir no combate a alienação e a desinformação. Na era digital, as informações circulam facilmente e isso dá margem difusão de ideias equivocadas que em nada contribuem para a formação do cidadão pensante. As postagens que visualizo no meu feeds de notícias no Facebook me dá uma dimensão do quanto a desinformação, má intenção ao divulgar e criar postagens e o ódio pelo ódio estão assolando a juventude.

Não pretendo ser nenhum grande teórico da educação ou das Ciências Humanas. Não creio que minhas ideias serão capazes de, sozinhas, transformar o mundo. Apenas quero compartilhar o que penso. Por que vou começar a fazer isso aqui? Sempre publiquei em minha página do Facebook ou do Twitter, mas senti a necessidade de um espaço dedicado exclusivamente para isso. Em breve, será criado, também, um canal no Youtube para a divulgação de discussões e opiniões em vídeo, aguardem. De início pretendo colocar uma postagem semanal. Com o tempo posso pensar em diminuir este intervalo.

Bom, espero que gostem e acompanhem o blog e que ele realmente possa contribuir em algo para a formação cidadã ou, pelo menos, satisfazer a curiosidade de vocês.

Abraços,

Até o próximo post!